Rua Major Jerônimo, 900 - Patos de Minas - MG 34 3823-5264 34 3823-1622

TELETRABALHO: CONFIRA DICAS E RECOMENDAÇÕES PARA GARANTIR PRODUTIVIDADE EM CASA

TELETRABALHO: CONFIRA DICAS E RECOMENDAÇÕES PARA GARANTIR PRODUTIVIDADE EM CASA

Como parte das ações do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da Covid-19, o Governo de Minas decretou regime de teletrabalho aos servidores que desempenham atividades na Cidade Administrativa de Minas Gerais (CAMG).

Declarada como pandemia na última quarta-feira (11/3) pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a Covid-19, doença causada por um tipo de coronavírus, vem imprimindo novas posturas às relações de trabalho. No serviço público não é diferente. Previsto na legislação trabalhista desde 2017, o teletrabalho, ou home office, foi adotado como medida emergencial pelo governo estadual com o objetivo de conter o avanço dos casos de contaminação por Covid-19 em Minas Gerais.

A prática, no entanto, exige cuidados por parte dos profissionais, que devem administrar o tempo de modo a desempenhar suas funções de maneira efetiva e saudável. Para o consultor empresarial, especializado em gestão de projetos e pessoas, Reuryson Fidelis de Morais, a melhor maneira de manter a produtividade neste cenário é tratar o trabalho remoto com o mesmo profissionalismo adotado no trabalho presencial. “Independente do local em que estiver o momento de trabalho deve ser encarado sempre com responsabilidade e compromisso”, diz.

O especialista em gestão recomenda também manter os horários e rotina de atividades durante o período de teletrabalho. “Devemos realizar as atividades normalmente, como em um dia de trabalho presencial comum. Isso fará com que nosso cérebro entenda que precisa estar atento e focado no trabalho que será realizado”, complementa.

Liderança à distância

O consultor aconselha aos gestores a elaboração de uma lista clara e bem definida de atividades a serem realizadas ao longo do dia para facilitar o cotidiano dos colaboradores remotos. “Os gestores devem buscar formas de aumentar a proximidade com suas equipes por meio de reuniões de alinhamento periódicas, onde serão avaliadas conjuntamente as principais demandas do dia e também, ao final do expediente, as metas alcançadas”, destaca o consultor.

Como manter uma rotina produtiva

Fidelis de Morais elenca ainda as principais características necessárias ao sucesso profissional no trabalho remoto:

Organize-se

Realize suas atividades em um ambiente limpo, ventilado e claro faz toda a diferença durante o dia a dia de um trabalhador remoto. Busque desenvolver uma rotina capaz de diferenciar objetivamente os momentos de trabalho, alimentação e descanso.

Comprometa-se

Planeje a agenda do dia e crie uma lista de prioridades entre as obrigações também é uma forma de se manter produtivo e dar conta de todos os deveres.

Estruture-se

O teletrabalho depende, necessariamente, de recursos tecnológicos para sua realização. Nesse sentido, um bom computador ou notebook, acesso estável à internet e demais meios de comunicação são essenciais para garantir entregas pontuais e eficientes.

Concentre-se

Para manter a produtividade, é importante manter o foco na tarefa que está sendo realizada e, em vez de checar e-mails e mensagens de forma compulsiva, estabelecer períodos para fazer essa verificação.

Divirta-se

Independente se realizado em casa ou em um escritório, o trabalho demanda, em média, um terço do dia de um trabalhador. Este momento, apesar das responsabilidades inerentes, deve também ser leve e capaz de completar positivamente a rotina do colaborador.

 

Confira dicas publicadas nas redes sociais do Sisema sobre como manter a produtividade durante o teletrabalho. Acesse @meioambienteminasgerais no Instagram e Facebook.
Acesse também a cartilha com orientações ao servidor para o regime de teletrabalho desenvolvida pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) clicando aqui.

Edwaldo Cabidelli
Ascom/Sisema



Gostou? compartilhe!