Voluntários recolhem lixo na Praia do Futuro

A Praia do Futuro, ponto de lazer típico dos domingos, recebeu uma ação de gentileza na manhã de ontem. Um grupo de voluntários chegou cedo ao local, pegou pás e sacos plásticos, desceu para a areia e coletou o lixo deixado pelos frequentadores da praia.

A iniciativa foi promovida pelo movimento Fortaleza Sou Eu e teve apoio do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam). Por volta das 8 horas, o grupo se reuniu na barraca Marulho para assistir a uma palestra informativa e, logo em seguida, ganhou as areias da praia.

A professora Renata Ribeiro, 32 anos, levou um grupo de alunos do ensino técnico para participar da mobilização. “Eles estão começando os estudos em gestão ambiental, devem aprender o máximo possível sobre o nosso ambiente, sobre preservação. Essa é uma oportunidade maravilhosa para isso”, diz.

Durante a caminhada na areia, alguns olhares desconfiados cercavam o grupo. Pessoas que não entendiam o porquê da mobilização ou estranhavam a presença daquela turma “de blusas padronizadas, bonés e tênis”. Para os banhistas, o grupo levou panfletos educativos e distribuiu lixeiras de carro. Todo o esforço possível para incentivar a consciência ecológica dos frequentadores.

Ao retornar para alguns trechos já percorridos, os voluntários encontravam novamente a areia repleta de descartáveis e embalagens plásticas. Não era motivo para desânimo. Nem para raiva. Eles realizavam novamente a retirada dos materiais e devolviam, mais uma vez, o branco bonito à areia.

A técnica ambiental Sávia Santos, 34 anos, sabe que ainda vão ser necessárias muitas ações para “formar uma consciência de cuidado com o meio ambiente na população. Encontramos alguns pontos da praia extremamente sujos. Isso é preocupante. Precisamos mobilizar mais ações semelhantes para inferir essa ideia de zelo e cuidado com o meio ambiente”, diz.

Fonte: Jus Brasil