Uso consciente da água será tema de reunião Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável debaterá gestão e utilização inadequadas dos recursos hídricos

Em reunião nesta terça-feira (12/3/13), a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou requerimento para a realização de reunião com convidados para realizar uma reflexão sobre a importância da água.

Segundo o autor do requerimento, deputado Célio Moreira (PSDB), muito tem se especulado sobre a possibilidade de escassez da água, indispensável ao desenvolvimento econômico e à vida no planeta. Por isso, para o parlamentar, é cada vem mais urgente a elaboração e análise de medidas práticas para conservação dos recursos hídricos.

O deputado defende que é preciso conscientizar a população de que, exceto em regiões em que há uma limitação natural da quantidade de água doce disponível, o problema se dá pelo uso indevido e pela gestão inadequada desse recurso natural.

Audiências públicas – A comissão aprovou, também, três requerimentos de audiência pública. Os deputados querem discutir os problemas relacionados à regularização ambiental das mineradoras de quartzito da região Sul do Estado, a pedido do deputado Ulysses Gomes (PT). Além disso, por solicitação dos deputados Rogério Correia (PT) e Glaycon Franco (PRTB), vão debater o Projeto de Lei (PL) 3.405/12, que dispõe sobre a remarcação da área e do perímetro do Parque Estadual Serra do Ouro Branco, e o PL 3.687/13, que trata da alteração dos limites da área do Parque Estadual da Serra do Papagaio, a pedido do deputado Ivair Nogueira (PMDB).

Fonte: ALMG