Participação do estagiário da Dendrus, Willian Geraldo da Silva, no XIV ENEEAMB Fórum Latino Americano de Engenharia e Sustentabilidade

O estagiário da Dendrus, Willian Geraldo da Silva, participou do XIV ENEEAMB Fórum Latino Americano de Engenharia e Sustentabilidade, que ocorreu na Universidade Federal de Brasília de 30 de julho ao 5 de agosto de 2016.

Durante o evento ele apresentou cinco trabalhos, sendo estes:

 “Avaliação do desenvolvimento da espécie Citharexylum Myrianthum (tucaneiro) sobre doses de óleo diesel”.

O objetivo desse trabalho foi mostrar o efeito do contaminante óleo diesel no desenvolvimento das mudas da espécie Citharexylum myrianthum (Tucaneiro). Este estudo experimental foi realizado em uma casa de vegetação da faculdade UNIPAM (Centro Universitário de Patos de Minas), em um período de 56 dias para determinar a dosagem letal do contaminante.

 “Remoção de chumbo de soluções aquosas por biossorção utilizando cascas de maracujá quimicamente modificadas”.

O presente trabalho objetivou-se avaliar a potencialidade das cascas de maracujá quimicamente modificadas como biossorventes no tratamento de soluções aquosas contendo Chumbo. As biomassas foram modificadas com HCl a 1 mol.L-1 ou NaOH a 1 mol.L-1. Foram determinados ponto de carga zero e estudos de adsorção em função da variação do pH. As biomassas estudadas possuem uma boa capacidade de biossorção, removendo até 73,6% de metal e com valor de pH  na faixa de 9.

“Diagnóstico por amostragem da arborização urbana nas vias de Patos de Minas/MG”.

O presente trabalho teve como objetivo realizar um diagnóstico qualitativo e quantitativo da arborização urbana no bairro Brasil e Sobradinho localizado na cidade de Patos de Minas – MG. O local foi escolhido de forma aleatória em parcela única de 500 x 500 metros. Dentro desta parcela, foi realizado o levantamento censitário quali-quantitativo dos indivíduos arbóreos presentes nas calçadas. As variáveis coletadas dentro da parcela foram: identificação dos indivíduos e espécies presentes, fenologia, fitossanidade dos indivíduos, conflitos com equipamentos urbanos bem como a altura total. A identificação das espécies foi realizada inicialmente pelo nome vulgar e por consulta à literatura e especialistas. A classificação seguiu o sistema Angiosperm Philogeny Group (APG II).

“Mapeamento do uso e ocupação da sub-bacia do córrego do Sapé”.

Este trabalho teve como objetivo realizar o mapeamento do uso e ocupação do solo da sub-bacia do Córrego Sapé, localizada no município de Lagoa Formosa/MG. O mapeamento foi dividido em três etapas. Sendo a primeira a delimitação da sub-bacia, a segunda o tratamento das imagens e a terceira a geração do mapa de uso e ocupação do solo (Figura 03), sendo utilizado em todas as etapas o software de SIG ArcGis, versão 10.2, e suas extensões.

“Avaliação do fomento florestal promovido pelo IEF”.

 O objetivo central deste trabalho foi avaliar o fomento florestal aplicado á restauração de nascentes, promovido pelo Instituto Estadual de Florestas na região de Patos de Minas-MG. Para a determinação dos parâmetros avaliados, utilizou-se projeto gerado após a primeira visita do técnico responsável do órgão, e em cada propriedade verificou se as indicações contidas em tais documentos foram cumpridas e em qual fase de execução do projeto as mesmas se encontram as propriedades.

 

Willian Geraldo, durante apresentação de trabalho no XIV ENEEAMB

Willian Geraldo, durante apresentação de trabalho no XIV ENEEAMB

Willian Geraldo com o Engenheiro Marcus Vinicius presidente da ANEAM

Willian Geraldo com o Engenheiro Marcus Vinicius presidente da ANEAM

Willian Geraldo, durante apresentação de trabalho no XIV ENEEAMB

Willian Geraldo, durante apresentação de trabalho no XIV ENEEAMB