Indicados para Igam e IEF serão sabatinados na próxima terça

Para a próxima terça-feira (9/4/13), estão agendadas duas arguições públicas de candidatos indicados pelo governador para a direção de autarquias mineiras. Às 10h15, no Plenarinho II, será ouvida a engenheira Marília Carvalho de Melo, indicada para o cargo de diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam); e às 15h15, no Plenarinho I, será a vez do também engenheiro Bertholdino Apolônio Teixeira Júnior, indicado para o cargo de diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF). As sabatinas serão conduzidas pelas comissões especiais criadas para analisar as indicações de cada um. Os pareceres serão enviados para o Plenário, para decisão final.

Marília de Melo é engenheira civil e possui mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, pela Escola de Engenharia da UFMG. Ela cursa doutorado desde 2009 na Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pesquisa na área de Fiscalização Ambiental.

Possui experiência na área de gerenciamento e outorga dos recursos hídricos, atuando, desde 2002, no Igam, na Divisão de Outorga de Direito do Uso dos Recursos Hídricos. Em 2006, tornou-se servidora pública e continuou seus trabalhos na Divisão. De 2007 a 2011, foi diretora de Monitoramento e Fiscalização Ambiental do Igam e, de 2011 a 2013, atuou como subsecretária de Estado de Controle e Fiscalização Ambiental Integrada. Na área acadêmica, Marília foi professora da Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig) e da Escola de Engenharia Kennedy, de 2008 a 2012.

Bertholdino Teixeira Júnior é graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e possui licenciatura plena em Química pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio). Entre 2003 e 2004, atuou como engenheiro agrônomo no IEF, onde participou da implantação da Superintendência Regional (Supram) do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, da qual foi superintendente até 2006.

Em 2007, foi superintendente regional da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad) em Uberlândia e ainda coordenador ambiental de unidades da Usina Coruripe.

Fonte: ALMG