Goiás implanta cadastro das propriedades rurais

O governador de Goiás, Marconi Perillo, ao lado do secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Gaetani, lançou o Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Estado, que se configura no primeiro passo para a implantação geral do Sistema de Cadastramento Ambiental Rural (Sicar). O cadastro foi aprovado juntamente com o Código Florestal Brasileiro. Segundo especialistas, trata-se de um importante instrumento para garantir a segurança jurídica aos proprietários de imóveis rurais.

“Estamos diante do desenvolvimento de uma política de inclusão de um dos setores que mais contribuem para o desenvolvimento econômico do Estado, o da produção agrária. Por meio desse cadastro, será possível verificar se os compromissos ambientais estão sendo cumpridos de acordo com o que ditam os códigos florestais. Fomos o primeiro Estado a adequar a legislação estadual ao código federal. E agora nos tornamos o segundo Estado a implantar o cadastro das propriedades rurais. Estar na vanguarda muito nos orgulha”, comemorou o governador.

Treinamento

Francisco Gaetani exaltou o engajamento de Goiás em promover o treinamento de equipes que contribuirão para essa primeira etapa do Cadastro. A Secretaria de Meio Ambiente já capacitou mais de 1.400 técnicos para operar o sistema. “Apesar de fazermos o lançamento há duas semanas na cidade de Porto Alegre, foi aqui que obtivemos maior adesão ao nosso sistema. Com essa ferramenta, teremos em mãos uma importante oportunidade de regularização rural e de recuperação ambiental, com prazos para os ajustes necessários que chegam a 20 anos”, explicou o secretário-geral do Ministério.

 

Fonte: Celulose Online