Concessionária instala temporizadores em chuveiros no Farol de São Tomé para reduzir o desperdício de água

Para incentivar o uso racional da água, Águas do Paraíba está instalando válvulas de registro com temporizador nos chuveiros instalados na orla do principal balneário de Campos dos Goytacazes, a praia do Farol de São Thomé, que chega a receber mais de 300 mil visitantes por dia durante o verão.

Com a instalação das válvulas, a economia chega a quase 50%, com cada chuveiro funcionando durante um minuto e meio. A água é automaticamente desligada, só voltando a jorrar com novo acionamento do equipamento, por mais 90 segundos.

“Infelizmente, o que assistíamos antes era um desperdício. Os chuveiros ficavam abertos praticamente o dia inteiro. Os banhos eram longos e sem interrupção. E para agravar a situação, os próprios veranistas procuravam ligar mangueiras nos chuveiros para lavar carros. A solução desses problemas foi simples. O investimento foi muito baixo em comparação ao desperdício e ao retorno e, ainda, promovemos campanha educativa de racionalização do uso de água”, explicou o gerente de operações da concessionária, Silas Almeida.

No Farol São Thomé foram instalados 22 chuveiros na orla marítima. Com a redução do desperdício, os moradores e veranistas também sairão ganhando com maior pressão de água em suas redes.

A concessionária Águas do Paraíba realizou vários investimentos no principal balneário de Campos dos Goytacazes, além de ampliar a rede de abastecimento em 2,5 quilômetros para também atender a área do Lagamar, a segunda em maior concentração de pessoas, durante o verão, Águas do Paraíba também está com quatro poços profundos em produção na Estação de Tratamento de Boa Vista, a cinco quilômetros do balneário, distribuindo até 100 litros de água por segundo.

Fonte: Grupos Águas do Brasil