ANA e Embrapa concluem novo levantamento sobre irrigação com pivôs centrais no Brasil

O Brasil está entre Imagem 239_640x427os 10 países com a maior área irrigada do planeta, embora utilize apenas 20% da área potencial para a atividade. Considerando a importância da irrigação no uso da água e a carência de informações atualizadas, a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Embrapa Milho e Sorgo concluíram levantamento Agricultura Irrigada por Pivôs Centrais no Brasil. O estudo identificou 20 mil equipamentos ocupando 1,275 milhão de hectares em 2014 – um aumento de 43% em relação à área levantada no Censo Agropecuário de 2006.
O levantamento foi realizado com imagens de satélite, cobrindo todo o território nacional. Foram identificados pivôs em 21 Unidades da Federação e 965 municípios. Entretanto, 80% da área total concentra-se em quatro Estados: Minas Gerais, Goiás, Bahia e São Paulo. Mato Grosso e Rio Grande do Sul também apresentam áreas expressivas e se destacam pela forte expansão da atividade nos últimos anos. Dentre os municípios, os 100 maiores concentram 70% da área total.
A partir do mapeamento, foram identificados 16 polos principais de irrigação por pivôs centrais no Brasil (mapa), os maiores localizados nas Regiões Hidrográficas Paraná e São Francisco.
“É muito importante quantificar a demanda de água desse importante setor usuário, já que o Brasil é um grande exportador de produtos agrícolas com grande potencial para aumentar sua área irrigada”, disse a diretora da área de Planejamento da ANA, Gisela Forattini.
O projeto pivôs é uma das etapas para construção do Atlas do Uso da Água na Agricultura Irrigada, que contempla o mapeamento de outros importantes grupos de áreas irrigadas, em especial cana-de-açúcar, café e arroz inundado. A determinação mais precisa da necessidade hídrica das culturas é outra importante vertente do Atlas, onde se destacam novas abordagens no uso de dados climáticos, coeficientes de cultura (Kc) e calendários de plantio.
Nos dois links a seguir você encontrará outras informações sobre a utilização de pivôs centrais conforme o levantamento:http://metadados.ana.gov.br/geonetwork/srv/pt/main.home?uuid=e2d38e3f-5e62-41ad-87ab-990490841073 ehttp://portal1.snirh.gov.br/ana/apps/webappviewer/index.html?id=c4761c262917448ca79d78f8963052dd
Clique aqui para conhecer a publicação.
Fonte: ANA